Início » Nativas » Árvores e Palmeiras

Cambuí - Myrcia selloi

O Cambuí (Myrcia selloi) é uma árvore da família Myrtaceae.

Características

O Cambuí apresenta copa globosa, com troncos pouco tortuosos e cilíndricos, de 20-30 cm de diâmetro, com casca marmorizada e descamante, podendo chegar a 6-7 metros de altura.

O fruto é tipo baga globosa, glabra e brilhante, de cerca de 5mm de diâmetro, com polpa carnosa de cor vermelha ou vinácea-escura quando madura, contendo uma a duas sementes. As folhas são simples, opostas, glabras em ambas as faces e geralmente pequenas, com a coloração da brotação nova variando entre o amarelo e o vermelho claro.

Época de frutificação e florada

Floresce durante os meses de novembro-dezembro (no extremo sul um pouco mais tarde), com inflorescências pubérolas e insignificantes. Os frutos amadurecem de janeiro a março.

Cultivo

Deve ser cultivado em locais úmidos e sombreados, mas também se desenvolve bem a pleno sol. Em ambientes internos somente próximos de janelas bem iluminadas e com uma boa ventilação, procurando sempre evitar longos períodos nesta situação. Sua propagação é feita facilmente através da semeadura de sementes retiradas de frutos frescos, imediatamente após sua coleta.

Aves mais atraídas pela planta

Periquitos, sairas, entre outros…

Fotos de aves na árvore Cambuí

Saíra-sete-cores, saíra-militar, gaturamo-verdadeiro, tangarazinho e sanhaçu-cinzento.

Ocorrência natural

Natural do Brasil. Característica da floresta semidecídua de altitude e mata de pinhais. Comum ao longo dos rios, gosta de locais úmidos e sombreados, mas também em locais a pleno sol.

Referências